terça-feira, 19 de julho de 2016

FLORIANO MARTINS & LEILA FERRAZ: Os mais deliciosos cadáveres da terra: 2016


Em 2015, adentrando o primeiro semestre de 2016, mantivemos, Leila Ferraz e eu, uma intensa correspondência virtual, praticamente a diário. Durante este período tratamos de assuntos os mais diversos, dentre eles a nossa participação em uma Exposição Internacional do Surrealismo realizada na Costa Rica e um livro de poemas/fotografias que estamos os dois preparando, uma deliciosa aventura a quatro mãos. Também foram oportunos os momentos de memória de nossas relações com o Surrealismo, bem como uma valiosa troca de ideias acerca de poesia, surrealismo e arte. O que reproduzimos aqui, em três capítulos, cada um deles dedicado a um semestre, é um fragmento desse diálogo sem fim, diálogo franco de dois criadores que em muito se identificam. Espero que seja igualmente valioso para nossos leitores.

● JANEIRO 02

LF | Querido! Que lindo poema você escreveu. Não só este último. Mas os últimos. São a comoção de minha alma. O poema que te escrevi foi nascendo sem controle ou ritmo. Nasceu de repente e solto. Ventania de palavras que se juntavam aos poucos a esta ou aquela imagem. Formaram um cenário quase caleidoscópico. Foi um poema de adolescente e preciso mexer nele. Submetê-lo a um espaço conformado. Guiá-lo. Dar a ele o rumo para o qual nascer. Fazer algo que você faz. Meu poema saiu descabelado e rebelde. Belo e selvagem.

FM | Minha querida, eu tive uma bela sensação lendo teu poema, "descabelado e rebelde", bem o sabemos, porém repleto de uma intensidade intrigante, contagiante. Eu o senti me percorrendo todo, como uma descarga elétrica, eu o senti como se fosse exatamente tu.

LF | E é! Estranho! Só escrevia assim quando muito, muito jovem. Como se ainda não soubesse de nada. E era só emoção. Levei um susto!

FM | É um poema-vertigem, disposto a nos levar a algum lugar.

FM | Hoje escrevi quatro poemas, a rigor foram sete novos poemas nos dois últimos dias. Eu me sinto ainda um pouco febril, porém um tanto esgotado.

LF | Recordo que Bounoure tinha cheiro de cachimbo. Joyce Mansour cheirava a charuto finíssimo. Eu cheirava a Gauloises.

FM | Hoje estava vendo um seriado e escutei a frase: Queria que a minha esposa me fingisse amar tanto quanto você. É profundamente triste, porém ao mesmo tempo tão cheia de beleza… Joyce fumava muito? Era uma poeta magnífica.

LF | Que frase triste mesmo! Quase sem saída. Deve ser estranho para um homem ter que dizer isso. As mulheres sempre dizem: O que ela tem que eu não tenho!, ou pior: O que ela te dá que eu não dou! É sempre triste. Joyce fumava. Linda! Feminina, chique, rica, elegante. A voz rouca e o olhar além. Falava pausadamente. Refletindo entre uma frase e outras. Todos se calavam. E sua voz macia enchia a mesa no La Promenade de Venus. Seu marido era um mistério. Às vezes – muito pouco – cheguei a vê-lo. Isso em 1968. Aquele movimento que acabou por cindir os surrealistas de vez.

LF | Alguns eram pela art engagée, outros radicalmente contra. E alguns, como Jean Benoit, José Pierre, Kurt Selligmann, eu e Paulo, por um momento… Éramos anarquistas. Pertencíamos ao Grupo Anarquista. Paulo Juntou-se à Jeunesse communiste revolutionaire. Havia discussões homéricas entre Bounoure e Schuster. Une malaise.

● JANEIRO 04

FM | Olá querida. Hoje foi um dia esplêndido, pelo que realizei e o que decidi. Já viste a edição dedicada ao César Moro? Depois de amanhã será a vez do Aimé Césaire. Hoje tive última sessão de hidroterapia e decidi cancelar a musculação. A partir de amanhã intensifico a dieta e passo a caminhar 90 minutos três dias por semana. Também decidi que 2016 será ano sem álcool. Preparei uma agenda pesada, de modo que o ano passará rápido como o salto de uma rã. Mas tu estás presente em todos os dias de meu calendário.

● JANEIRO 05

LF | Que depoimento relevante este teu! Tão bem escrito e novo. É o posfácio da peça?

FM | Sim, criamos uma situação de que a peça estreou no Cassino da Urca com sucesso de público e fracasso de crítica. Um único repórter se interessou por nos entrevistar, e publicamos a entrevista.

LF | Tão real. Chega a surpreender e assustar se não há um esclarecimento de que é ficção. A última frase é inquietante. Porque pouco importa o que o leitor achou… Porém a frase provoca um retorno ao início do próprio texto. A tendência é a releitura para conferir aonde foi mesmo que eu perdi o fio da meada…

● JANEIRO 06

LF | Bom dia! É tragicômico! É maleavelmente musculoso. Nos envolve como uma gigantesca sucuri e nos regurgita à realidade enquanto a dúvida nos devora. Será mesmo uma ficção. Esta entrevista está acontecendo alhures ou na arena? Tão alinhada e consistente e já repleta de mistérios. Sem dúvida uma colagem de Max Ernest não seria tão enigmática. Conceitos se liquefazem. Os nós são desatados por conta e risco. Que crítica formidável vocês fazem aos textos mais respeitados por falta de entendimento e não pela clareza. E, portanto, é tão clara a prosa que me engendro.

FM | Gostou? Evidente que sempre fica faltando algo… Eu evito delongar-me demasiado nas respostas. Mas estou gostando do papo. Tem ainda a parte do Zuca, que deve ser mais picante.

LF | Se gostei? Estou adorando. Que jogo delicioso! É 100% lúdico. Sensível e sutil. Capcioso mesmo, diria eu. É como os Deuses brincam no Olimpo!

FM | Sim, porque a rigor há certo fundo falso onde o coelho esperto escova seu pelo esperando a hora de saltar com cara assustada da cartola, ou seja, estamos falando de circo, mas a rigor estamos descarnando as diversas formas de representação.
Eu vi a tua foto, a cadeira ali é todo um personagem.

LF | A cadeira de Flávio de Carvalho. Verdade. Sob minha ótica deformada. Fundo falso. Falsete. Nesse sentido crítico? Porém há tanta veracidade que nos comove por completa percepção do truque.

FM | Eu sei, eu sei. Mas é que o Circo Cyclame está ali, no lugar de um picadeiro, como um truque, como um cenário citadino montado por Fellini.

LF | A verdade dos fatos é consistente ao estado de ficção circense.

FM | É um ardil: "Vamos ao circo", e de repente chegamos lá e percebemos que não se trata de um circo, mas aí é tarde…

LF | Mais que Fellini. É um espaço inédito. É um espaço-crisma. Gostou do meu último trabalho?

FM | Leila, esta foto está uma lindeza, ela tem um mistério labiríntico que nos convida a passear por suas mil faces. Vejo como as paredes internas de um caleidoscópio é algo que te fascina. Como gostas dos salões de espelhos. Dos labirintos. É todo um mundo através do qual descortinas as tuas imagens. O impacto do seio se dá pelo que ele cria de caminhos internos, de passagens secretas, mais do que propriamente pela corrente erótica.

LF | Sim um seio e seus múltiplos desdobramentos. A partir dele se cria o corpo do amor. E a cor ficou perfeita.

FM | A cor é outro elemento muito feliz em tua foto, porque ela transmite um efeito espelhado que dá o verdadeiro toque mágico da tridimensionalidade. Olhamos e vemos os caminhos secretos se adentrarem no espaço-cena. É fascinante, Leila, porque perdemos a noção regular do corpo, o falante na foto passa a ser o mistério convidativo que as sinuosidades criam. É uma foto hipnótica.

LF | Como não tenho modelos, sigo o conselho de Charles Fourier no museu do volume O grande Mundo Amoroso. Aonde cada um pode expor as partes de si mais belas e atraentes. Eu me transformo em imagens belas porque tenho fascínio pelo belo. Procuro em cada pequena parte do corpo o objeto máximo do desejo e do êxtase. Está é uma posição frente ao surrealismo. Minha.

LF | Não tenho modelos. Eu sou a modelo de minhas fotos. Assim, alquimicamente, transformo o tempo e trago seu ouro e a eterna juventude renovada pela magia! O mistério do conhecimento, velado e silencioso, explode em sua intensidade transgressiva. Além de mim, eu mesma.

FM | A todo momento nos descobrimos, Leila, isto não tem fim (nem mesmo motivo para tê-lo)…

LF | Você me aceita como sou. Acerta aqui e ali e cria em mim o que é latência. Foram poucos nesse sentido de me deixarem existir.

FM | Esta é uma falha imensa nas relações de qualquer ordem, as pessoas estão sempre se projetando no outro, daí que querem a todo instante corrigir o parceiro. Eu não, eu te quero exatamente como és. Não vejo sentido em mergulhar no outro para moldá-lo a meu prazer. Eu quero é aprender com o outro. Não vejo como possa ser alteridade se não for assim.

LF | O encanto da obra é quando ela ultrapassa seu autor, criando a surpresa da descoberta de algo que nem sabia caber em si.

FM | A maravilha suprema, quando um leitor chega nos dizendo que encontrou ali algo que nós sequer suspeitávamos.

● JANEIRO 10

LF | Adoro essa base, o fundo sobre o qual você imprimiu a origem de tudo.

FM | Foto que fiz de uma estopa.

LF | Ventosas seculares, ventosas do mar vermelho. Ventosas que imprimem as páginas dos pergaminhos que Duchamp moldou na coxa de Maria.

FM | Ventosas docemente reveladoras dos segredos do oceano que nasce em teu corpo, ventosas como geiger anotando as radiações de teu orgasmo.

LF | Orgasmos que se repetem indefinidamente. Galopantes e iluminados vertendo o perfume das amêndoas e miskis. Uma mistura fatal solta nas entranhas do planeta. Todos luxuriosos e inundados de volúpia, já não se aguentam e mergulham em seus corpos do avesso.

FM | O avesso relido pelas tempestades e que refazem os labirintos do planeta de teus sonhos, tua aurora em compassos bruxos que delineia toda a minha voragem. […] As minhas noites gemem no interior da concha de suas visões. […] Eu comprei essas letras de madeira… Colei em um plástico, suspendi e fotografei.

LF | Gostei da figura vermelha saltando para o outro lado. As letras são de madeira? Ficaram preciosas.

FM | As minhas noites gemem no interior da concha de suas visões. Vaticinam álgebras esquecidas entre as dobras de uma ventania sagaz. Eu me recrio inúmeras vezes dentro de cada canto entoado em tuas axilas. Eu recobro meus vultos no bosque de teus enredos. […] Sim, letrinhas de 3 cm de altura, de madeira.

LF | Sei dessa fonte inesgotável de prazer, o secreto esconderijo. Bebo dessa água fértil sem saber de sua origem. Não me reservo o direito da dúvida por ter esquecido me envolver nos cabelos de Ariadne. Nem tampar os ouvidos. Reserv0-me o direito… Minha sina não tem volts… Não consigo mais enxergar… Desfaleci…

FM | Agora com o nome dos autores.

LF | Que autores! Use um negrito. Experimente.

FM | Desfaleces em meu corpo, a ele misturando-se, como um fogo líquido que enumera silente em seu íntimo as turvas lições do abismo. […] Vou experimentar, querida. Mas amanhã, pois hoje meus olhos já estão fechando.

LF | Os meus também. Estamos condenados.

FM | Também experimentarei outra fonte. Condenados a nada, somos esplêndidos! Fechar os olhos também é uma dádiva.

LF | Condenados ao esplendor.

FM | Evocados pelo esplendor. Doados ao esplendor.

LF | Ou o obscurecimento da luz. Fechei meus cílios.

FM | Como Goya em suas gemas negras, retiramos a luz da mais plena escuridão. Eu beijo teus cílios fechados.

LF | Gostei muito do que você acaba de escrever.

FM | Sobre Goya ou sobre os cílios? De igual modo, eu te desperto de teu sono mais profundo.

LF | Goya sem os cílios não saberia trazer a luz para a escuridão.

FM | Não sei se te recordas de desenhos que ele fez em pequenas pedras negras, raspando, já em seus últimos anos de vida. Durmamos com Goya. Ele me chamou a atenção para a raspagem, raspar o fundo negro até que ele nos revele suas formas ocultas. Quando vi um documentário e ele próprio (o personagem) comenta a respeito, ensinando sua afilhada a raspar as gemas, aquilo me arrepiou a alma.

LF | Você e teu imenso conhecimento do belo simplesmente me fascinam. Lembre-se sempre disso.

FM | Essas pequenas pedras de luz vão me contando seus segredos, querida.

● JANEIRO 11

LF | Imagem belíssima! Não conhecia essa! E não sabia que você tinha psicografado Blake! Que privilégio!

FM | O livrinho está para ser publicado este ano. Traz até duas anotações biográficas, uma escrita por ele e outra pela esposa. Foram quatro ou cinco sessões, em que os recebi e o resultado é um livro que mescla diálogos, reflexões, poemas, autobiografia etc.

LF | Às vezes penso que também psicografo, tal a força com que as palavras brotam. Não penso quando poeto. As palavras fluem. O mesmo acontece quando começo a declamar em voz alta. As pessoas não acreditam que o poema flui. Pensam que seja algo decorado!

FM | Não creio que essa fluidez, esse jorro quase incontrolável da criação tenha sempre que ver com psicografia. Digo isto porque descobrimos uma voz própria (bem minha) em tudo o que escrevo. No caso de Blake houve mesmo algo intencional, bom, algo me chamou e atendi, porém o fiz desde o princípio sabendo que passaria por tal experiência, eu me preparava para ela, criava ambiente.

LF | Você consegue ver a sutil sombra de Deus entre a mão do Profeta e a cabeça de Maria. Apenas uma insinuação?

FM | É de uma delicadeza, um véu quase invisível.

LF | Fico tão feliz em conhecer este teu lado sagrado.

FM | Ainda estamos debulhando nossa primeira safra de intimidades.

LF | Pode ser, querido. Tomara que seja! Há muito além do que supomos na superfície da pele.

FM | Uma coisa é certa: para chegar até aqui é preciso haver uma afinidade nos guiando. Já descobrimos que a temos.

LF | Ás vezes eu imagino que já escrevemos um romance inteiro através destas breves e digitais cartas. Nesses momentos lembro- me de Seixas, que missiva além de digitar. Nosso livro, visto in totum, deve ser algo impressionante. Que travessia! As grandes águas frente ao desconhecido.

FM | Cada vez mais penso que nos três arquivos que tenho guardado com nossas falas se encontra a chave de um capítulo de nosso livro. Este desenho me fascina.

LF | Que qualidade de desenho e aquarela. Parece a fuga do Egito.

FM | Uma das coisas que mais me impressiona é a forma como em pleno século 17 Blake lidava com a aquarela, o desenho, a gravação em chapas de metal, assim como Goya com os carvões e a raspagem.

LF | Fiquei muito assustado ao ver no Prado a sala de Goya sobre os horrores da Guerra. Texto algum expressou melhor o bordado dentro do bastidor da pugna.

FM | Goya não deixou nada de fora, nada que justifique se escrever sobre sua obra, exceto do ponto de vista técnico, de sua grandeza técnica. Sua narrativa é translúcida, impecável.

LF | Ê mais. Arranca nossos mais viscerais temores e revela nossos ódios por mais sobrevivência. Não há clemência para Goya. Somos os condenados.

FM | Acho que até que mais do que condenados, somos a condenação. Porque ele nos descarna, não nos coloca como vítimas.

LF | Os condenados executores de seus destinos. Como os suicidas ou os país famélicos que devoram os próprios filhos. Que tormenta deve ter vivido esse homem!

FM | Goya viveu entre dois mundos, porque convivia com a nobreza que o sustentava, era um pintor da corte espanhola, até começar a ter visões e pesadelos, o que se agravou ao sair da cidade para uma pequena casa de campo, lá onde pintou com velas na cabeça e nas paredes da habitação, a conhecida época de suas pinturas negras.

LF | Sabe Floriano, esses são os meus ancestrais surrealistas. Meus e de todos nós.

FM | Algo de Goya nós encontramos muito depois no venezuelano José Antonio Ramos Sucre, que escreveu três livros em prosa poética que são fascinantes, e suicidou-se aos 40 anos, aterrorizado por suas visões, um transbordamento de imagens terríficas que lhe visitavam em função de uma incurável insônia que o massacrou a vida toda.

LF | Sim, conheci esses trabalhos esfumaçados e quase gordurosos. O que mudava era o tema. Mas a verdade intrínseca já estava lá. Na negritude das sombras nas veladuras das mãos quase descarnadas.

FM | O grande surrealismo vem dessa profusão vertiginosa da criação. Estes trabalhos gordurosos em nada distam das gravuras satíricas. Certa vez vi uma exposição de 400 delas…

● JANEIRO 12

LF | Bom dia! De quem é esse trabalho lindo!

FM | Ah Giacometti. Uma de suas minúsculas esculturas. Giacometti era também um precioso desenhista. Seus esboços de escultura são belíssimos e ficaram para trás, como ocorreu com os cenários que Fellini desenhava. O cinema roubou de nós o grande desenhista que foi Fellini. Um dia vou fazer uma Agulha com os desenhos do Fellini.

● JANEIRO 24

LF | Atualmente, dei para conversar sozinha! É muito engraçado! Descubro coisas incríveis! Deve estar acontecendo alguma coisa da qual ainda não me dei conta. Mais um pouco, estarei apta a escrever o maior romance de todos os tempos. Pelo nível de consciência e beleza que atingirei! Já estou na metade da tradução.

FM | O ensaio do Arp pertence a um livro que se chama On my way.

LF | Queria escrever minhas memórias afetivas daquele jeito.

FM | Embora comece com um belo poema dedicado à sua mulher Sophie, é um livro de pequenos ensaios, de notas críticas. Ele é um escritor de mão cheia, excelente, e sempre bem humorado. On my way é o título que ele deu à sua obra completa publicada em inglês. Posteriormente. Há um breve texto intitulado "L'art est un fruit", que é outra delícia.

LF | Que delícia! Acho então que posso me soltar mais na tradução.

FM | E outro dedicado à arte concreta. Sim, Arp adorava brincar com as palavras, seus sons e significados. Era um brincalhão. Escreveu aquelas novelas a quatro mãos com o Vicente Huidobro. Eu já as traduzi e as publiquei. Escreveram originalmente em francês, porém Huidobro as publicou em espanhol. Arp é que as publicou no original. Eu tenho as duas versões. Eu era ainda garoto quando um amigo argentino me deu de presente a edição original em espanhol, foi um impacto em minha vida.

● JANEIRO 25

LF | Estou na companhia de todos os dadaístas. Eles me adoraram!

FM | Eles que não inventassem de não gostar de ti. Este texto estava guardado para ti, um lauto banquete Dadá, para celebrar tua entrada na matéria! Não sabes o quanto estou feliz por isto. Agora eu vou revisar o material sobre Breton, para a edição especial. Mas estou por aqui. Vai almoçar…

LF | Querido! Acabei de almoçar. Estou cansada e com dor nas costas. Vou descansar um pouco. Falta apenas meia página do texto para terminá-lo e depois ler cuidadosamente e melhorar o estilo aqui e ali. Mas se eu continuar agora não ficará como quero. Então, se não o fizer hoje à noite, amanhã estará pronto para te enviar. Um beijo. DADALEILA.

FM | DADAFLOR está de acordo. Descansa bem. Estou revisando o material sobre Breton. A edição está ficando muito bonita, toda ilustrada por ele: desenhos, manuscritos, objetos, cadáveres, fotos…

LF | Emocionante esse texto “Dadaland” que fala do início da escrita automática. Ao traduzi-lo senti toda a intimidade e afinidade que tenho com o surrealismo.

FM | Eu devo citar uma passagem dele no meu livro sobre surrealismo. Como eu te disse, vou ampliar um pouco mais, ali incluirei mais parágrafos nos capítulos sobre Caribe francês, Brasil e América Hispânica. Quero também incluir um breve capítulo sobre antecedentes, além de duas novas entrevistas e umas tantas atualizações de dados. Assim que retornar da Costa Rica, me tranco para finalizar este livro. Estou intuindo uma grana que deve chegar em junho e quero editá-lo.

LF | Sabe Flor, atualmente sinto-me envolvida por completo com o Surrealismo. Acredito e reafirmo que para sermos surrealistas precisamos vivê-lo. Veja, através de suas mãos consegui resgatar em mim e no meu trabalho um tempo que julgava distante. Não, porém… Ele estava dentro de mim. E se não fosse despertado, caducaria. Essa tradução por menos que seja é uma fisgada em muitos peixes. Peixes voadores.

FM | Eu sempre defendi isto. Não se trata de defender um programa, de assinar manifestos, de confeccionar carteira de sócio, nada disto. A relação com o Surrealismo contempla antes de tudo os nossos sinais vitais.

LF | O processo de clareamento das memórias distantes é um mergulho sem necessidade de voltas ou revoltas. E sim de acreditar na permanência do espaço no qual o tempo se cristaliza em arte. Viver esse momento em movimento alternado é refazer mil vezes um caminho jamais trilhado. Neste momento me chegam memórias possíveis de convivência preparatória para o início de um Grupo Surrealista. Um Grupo que existiu e que se apaixonou, de início, pela geração beat. As melhores cabeças estavam bem ali. Juntas. Acontecendo e modificando os contextos das artes tidas como possíveis. Seguras. Bem comportadas. Tudo o que fizesse abalar o campo magnético do establishment seria imediatamente relegado à marginalidade. Ao pouco concreto. Ao impalpável. Ao distante. Àquilo que não compactuasse e fosse compreendido pela elite intelectualoide, era sumariamente descartado. Vivi alguns momentos desse conflito e entrei necessitando de uma vestimenta que me identificasse. E aos meus desejos. Daí nasceu a roupagem A anti cintura de castidade. Mais do que um objeto erótico do desejo, esse objeto de funcionamento simbólico – como o próprio conceito explicita -era a expressão máxima da minha introdução ao universo mágico. A realização em forma de escultura mole, do meu desejo. A minha expressão manifesta, a conquista do meu lugar no mundo. E de que forma? Melhor dizendo: qual a fórmula? A minha. Única como um signo, um símbolo completo de minha identidade feminina e relacionamento com o vigente. A partir desse momento, passei a aceitar e ser aceita em um grupo de pessoas formidáveis e tão tateadoras quanto eu. Uns mais outros menos. Cada um desenhando sua máscara para o Grande Baile da Cultural. Um palco solene e contínuo. No qual se desenrolavam as mais dementes comédias e arrebatadoras tragédias. O Grupo – esse conjunto agregado – saía pelas ruas de São Paulo, mais propriamente na Rua Maria Antonia – aonde se fincavam a USP e o Mackenzie, frente a frente em fatal oposição de poderes. Nós de braços dados e punhos cerrados varávamos a noite aos gritos de viva o cu. Em total adesão e liderança de Roberto Piva! Lá estávamos: Claudio Willer, Sergio Lima, Décio Bar, Roberto Bicelli, Hengastein Rocha, Maninha, talvez e vez ou outra Raul Fiker e Paulo Paranaguá. Eu, empolgada, deixava a cada grito e a cada passo o ranço de uma cultura ensebada em direção a uma estrela ao alcance de minhas mãos. Sentimentos e vivências inéditas brotavam desse grupo ensandecido pelas noites paulistas. De qualquer modo, é uma longa história cheia de egos, melindres e diferentes escalas de poder e liderança. Não éramos no decorrer da história um bando de insanos. E creio que se alguns foram, foram momentos pontuais.

FM | Acho que a desintegração estética foi um fenômeno comum da época. Isto se passou com a Beat (poeticamente é muito pouco expressiva), com os Nadaístas colombianos, movimentos da contracultura no México, na Argentina, em outros países hispano-americanos. Foram importantes, editaram revistas históricas, foram essenciais neste sentido de se criar uma consciência social, mas esteticamente é muito pouco o que fica. Este é todo um capítulo de meu livro, entrevistei os diretores das principais revistas da época…

● JANEIRO 26

LF | Bom dia! Terminei a tradução do texto “DadaLand”. Agora leio tudo para ver se há algo que possa ser melhorado. É uma forma de escrever muito particular e tentei mantê-la. Veja se você está de acordo. Caso contrário, me diga e, juntos, poderemos encontrar um forma nova para certos parágrafos.

FM | Acrescentei a nota final: [Estas são adoráveis páginas de uma rica memória afetiva, escritas por Hans Arp (1887-1996), foram originalmente inseridas em seu livro On my way, de 1941. Toda a sua obra se encontra reunida em Jours effeuillés, de 1966. A tradução aqui publicada é de Leila Ferraz, realizada especialmente para a presente edição especial dedicada aos 100 anos de Dadá.] Não te esqueças que eu tenho toda a obra do Arp. De repente, eu poderia fazer uma seleção de sua prosa poética (ou como ele mesmo diz, seus souvenirs), tu traduzirias, eu prefaciaria, e publicaríamos.

● JANEIRO 27

FM | Este Picabia lembra mais o Cícero Dias ou o Ismael Nery?

LF | Ismael Nery. As cores é que me surpreendem. Porque Nery utilizava cores bem delicadas ou traços finos… Não me lembro muito bem da força de Cícero Dias. Esse trabalho é belíssimo!

FM | Tens razão, é mais o Nery, e são da mesma época, é um daqueles casos de uma afinidade que estava no ar. Mas claro, Nery tinha um traço delicado, não somente as cores.

LF | Sim. Época de as mulheres vivarem os olhos para cima!

FM | Há muitos desenhos assim do Modigliani, por exemplo. Não as telas. Agora, o Cícero Dias é quem tinha essa alma curiosa como a do Picabia, que se enveredava por várias trilhas, fases, experiências… Esta fase dos rostos é onde ele melhor se revelava e onde afirmou uma voz própria. Na pintura mais cubista ou naquele futurismo das máquinas ou nos cartazes dadá, em tudo era muito bom, porém era muito o espírito da época, são trabalhos que se parecem com os de vários.

● JANEIRO 29

FM | Queres me fotografar? Estou apaixonado pelas tuas imagens. 20. São 20 poemas. Eu também gostei muito do que fiz hoje. Vou rever amanhã. Depois da macaxeira eu dormi como um bebê bem alimentado. Acordei para comer novamente, vi um filme e agora estou pensando em dormir mais. Porém durmo feliz, com tudo o que estamos conseguindo.

 LF | Vou dormir também. Achei uma linda foto de um torso nu masculino – de uma estátua de Ramos de Azevedo, que fiz em 1972. Vou usá-la. E procurar mais corpos. Senão, invento. Você tem modelos vivos? Eu sou capaz de sair, de repente, à procura de estátuas. Queria fotografar homens, algumas posições eróticas. Também tenho três livros do Muybridge, mas os homens nus são do começo do século passado. Verei como resolver este desejo!

FM | Acho os livros do Muybridge um tanto quanto repetitivos. Talvez o problema seja com o nu masculino, que é pouco inventivo. Tenho comigo uma edição preciosa que gosto de percorrer: 1000 nudes, da Taschen. Há belíssimas fotos anônimas do século XIX.

LF | Eu tenho um antigo exemplar lindo do livro Des nuages et de la pluie, chinês. Com brincadeiras eróticas. É lindo!

FM | Eu tenho. Vou fazer umas fotos das gravuras desse livro e trabalhar sobre elas.

● JANEIRO 30

FM | Vamos fazer assim: Cap 1, poemas meus ilustrados por ti, Cap 2, poemas teus ilustrados por mim, Cap 3, poemas nossos, a quatro mãos, ilustrados por fotos nossas, 10 de cada, interferidas pelo outro, Cap 4, o diálogo, ilustrado por colagens minhas (10) e o que quiseres teu, pensei nos cadáveres deliciosos, mas podem ser desenhos (10). Que tal?
Comecei a parir um poema solo, te mostro? Deixei a letra do poema subir até o limite de tuas ancas. Uns versos ao subir pelas pernas já intuíam o paradeiro. A tua pele rosna como uma salamandra cheia de ideias. Espelhos cobram pedágio de uma nesga à outra do quanto que percorremos sem saber aonde chegar, em teu corpo. Eu desacredito do mundo quando estamos em silêncio. Sorvemos as nuvens ao alcance das mãos, dos lábios, como flores de um ímã que revelamos entre orgasmos.
Brassaï, para mim, era um fotógrafo mais imenso e intenso que Muybridge. No livro que compraste verás uma adorável sequência de Brassaï de 1932, belíssima. Um atelier de esculturas de nus.

LF | Ó Deuses! Deve ser muito bonito. Nas escolas em que aprendi a desenhar nus só havia modelos femininos. Até hoje não entendo o motivo. Se a mulher ê o interdito, por que o profano não pode ser desnudado? Estava a reler a tua frase que começa com Impenetrável e percebi que você tem comentários memoráveis… Jamais banais, porém verdades capitulares. Como consegues tais proezas? É fascinante. Como consegues? Parece que viveste 1000 anos sem parar para descansar no macio repouso da terra!
Em minha opinião o que Muybridge fez de notável foi a decomposição do movimento. E tudo começou por uma aposta feita entre nobres figuras. Resumindo: o cavalo fica ou não fica, em determinado momento, com as quatro patas fora do chão. Muybridge e amigos resolveram então criar um vasto picadeiro escalado. E constataram, após verem as fotos: sim. Então Muy levou essa proeza avante e passou muitos anos se dedicando a fotografar os movimentos de homens, mulheres, crianças e animais!
Os movimentos de mulheres dançando entrelaçada por véus são em si alguns bons poemas. Homens viris demonstrando força não chegam a me emudecer. Há idosos em seus andares hesitantes e crianças em passos que não são. As danças voadoras das imagens além de poéticas evidenciam a beleza feminina como em tudo nesta cosmologia planetária do corpo humano. Às vezes me ponho a pensar na beleza de Cesariny nos falando de sua infância, das brincadeiras na praia. De sua juventude e amigos e da alegria libertária de que foi acometido quando finalmente, desempregado, se viu poeta de corpo inteiro. Que belo homem! Tão sensual e sedutor em seus 90 anos! Que belo! Brincando meio sem jeito, com um sorriso de menino, quero dizer, ainda de menino… ao mexer em seus parcos cabelos e boca ansiosa por tabaco. Que filme lindo! Como ele é me conhecido, embora talvez jamais nos tenhamos visto. És um homem feliz, querido Floriano, pela correspondência que trocam. De todos nós, os vetustos, és o que tens a alma maus generosa e antiga. Por nos aconchegar em teus pensamentos e nos corresponder com sua alegria plena. Como não querer-te bem? Amigo de meus momentos mais precisos. Companheiro nesta jornada infinita.

● JANEIRO 31

LF | Querido meu que de tão encantado não me escuta Falo de dentro de minha caverna Origem e fim de todos os mitos Meu teto se multiplica em abóbodas abertas para a luz do dia Símbolos corrompidos desceram comigo até os confins dos infernos à procura do bem e da verdade Em busca da luz e dos polos das esferas quando apenas uma gota de amor transmigra do real ao inimaginável Estamos hoje em toda parte Cada toque meu ressuscita o teu Ao cair o dia em seu vaso profundo misturado à minha doçura por você Assisto minha mocidade espalhar-se pelo céu tranquilo Onde amante sobre amante se declamam unidos em estrelas do mar.

FEVEREIRO 02

FM | Que bonito que te recordes, sim, vamos manter em dia essa nossa outra cumplicidade. Vou digitalizar “Questions et réponses”, entrevista que respondeu Paul-Émile Borduas a Jeán-René Ostiguy, em 1956. Borduas foi o introdutor do Surrealismo no Canadá, já deves ter ouvido falar do manifesto Refus global. É mais um documento fundamental. E pequeno, é uma enquete com oito páginas em formato edição de bolso. Mando ainda hoje.
[…]
A mestiçagem tem um encanto. Fico olhando quando caminho em Sidney, cosmopolita, porém sem muito direito a mestiçagem, uma região de guetos étnicos, poucos casos de mistura. Nunca fui atrás das minhas origens, mas desconfio que era toda portuguesa. Jamais vi outro sinal na família.

LF | A mestiçagem é sim um marco importante em minha família. Foi hilário quando a Fernanda, filha da Renata, precisou fazer a árvore genealógica da família. No ramo feminino havia galhos que não acabavam mais. Não todos italianos com negros. E sim com a mestiçagem brasileira típica.

FM | Talvez portugueses mesclados com índios, não sei, os índios aqui foram erradicados muito cedo, embora tenha deixado fortes sinais na culinária e na toponímia, embora neste segundo caso se verifiquem vastos exemplos por todo o país.

LF | Querido! Não podemos colocar o teu nome no poema que fiz! Eu levei um susto, porque ficou muito forte e real!

FM | Está bem! Eu intimamente sei que foi para mim, eu o tenho aqui comigo sob o lençol.

LF | Ele é para você. Todos esses poemas foram criados por tudo o que você acordou em mim! Ficou evidentemente forte! Ganhou um sentido descomunal. Planetário!

FM | Acho que tudo isto é patente no livro, resultante de intensa afinidade, cósmica, mística, sexual, emblemática. Confesso minha imensa felicidade por este filho-livro-árvore que estamos plantando no meio do nada. Os meus poemas que ali estão são distintos do que eu vinha escrevendo, e do que sigo escrevendo. De igual modo os poemas que estamos parindo a quatro mãos são de uma força impressionante.

LF | É gosto da árvore plantada no meio do nada. Mais pelo sentido filosófico do termo. Os poemas que fazemos juntos tem esse poder somado

FM | Em face disto é que penso que o 3º capítulo deve ser ilustrado por interferências mútuas, nossas, nas fotos de um e outro. O que achas? Creio que assim o livro estaria mais ainda caracterizado como uma aventura amorosa. O meio do Nada é um lugar mágico, equivale ao sumo do inesperado.

LF | São extremos. Um cântico raro. Talvez as cartas da madre portuguesa tenham esse enlevo do êxtase…

FM | Árvores que bailam no centro das cartas. Às vezes um livro tem para nós um presente que não é propriamente a sua leitura. Ou, visto de outro modo, em agradecimento à nossa leitura, ele nos guarda um presente.
[…]
Eu sei que nós dois não vamos parar nunca de parir juntos. A propósito, nós temos que seguir com nossos poemas a quatro mãos, ainda não estamos nem na metade.

LF | Sim. Já sabemos. Porém quero atravessar esse grande rio com a alma distanciada. Acho que eu me conheceria como outra. E isso me fascina ao extremo.

FM | Claro, é uma experiência transbordante, de uma fluidez mágica e irrepetível, tocar o outro, ir até a outra margem, conhecer-se em todos os igarapés do espírito.

LF | Ser fluídica. Um pouco amorfa. Acomodar-me em fendas da existência. Buscar um…

FM | E este transbordamento, Leila, exige (como defendia Robert Graves) um mínimo conhecimento de mitos e lendas, gostar de dicionários, estar sempre apaixonado pela vida etc.

LF | Ser incompleto, sem raízes ou sombras…

FM | Exatamente. Não partir para a criação com uma forma preestabelecida. Abrir a janela, deixar o mundo tanto entrar quanto sair.
LF | Tenho uma estante inteira só de dicionários – estão ao lado de minha cama. São meus sábios do Sião e me levam e trazem para e do Tibet.

FM | Se eu tivesse que escolher dez livros eu jamais escolheria dez livros de poemas, e sim um de cada coisa, não esquecendo um dicionário, um livro sobre mediunidade ou satanismo, um gibi, etc. Não entendo como um escritor não pode ser apaixonado pela descoberta constante de novas palavras.

LF | Eu também não.

FM | Há um verso do Drummond que sempre me arrepia a alma: "Aprendi novas palavras e tornei outras mais belas". É tão inconcebível quanto um pintor que não gosta de misturar cores…

LF | Amo as palavras As ditas ecas não ditas As palavras sãs e as malditas Eu amo as palavras que se escondem e se revelam Eu amo as palavras antônimas E as palavras jamais pronunciadas Amo as palavras sussurradas e as mímicas Eu amo a palavra inventada e a palavra debochada
Este poema eu o escrevi há uns 30 anos. E continua. Esqueci-me de parte dele.

FM | Eu não recordo nada. Fico impressionado com essa minha falha de memória.

LF | Não é falha de memória. É que se você escreve automaticamente, o que conta para a memoria é o fio condutor das palavras. Frase a frase. Então surgem varias imagens ou fechadas ou abertas.

FM | Tens razão. Vão surgindo inúmeros afluentes.

LF | Elas se interligam de forma complexa.

FM | Vez que outra (até rio) eu estou lendo um poema e no meio da leitura eu o modifico…

LF | E assim você teria que recriar a imagem inteira. Como o Magritte, na pintura!

● FEVEVEIRO 04

LF | Cheguei e não te encontrei! Abro A Phala. E leio na contracapa os nomes – um a um – dos surrealistas que um dia participaram de uma exposição em São Paulo. O gesto de abrir me traz memórias afetivas, sim, muitas memórias que se montam e desmontam como um cavalheiro azul. Que esforço enorme foi o de imaginar, pensar, organizar e realizar essa Exposição! Um ato quase heroico, diria eu! Hoje, quando 50 anos já se passaram. E leio os nomes gravados nesta contracapa, tenho a impressão de ter nas mãos um obituário… Tantos são os surrealistas que dela participaram. De uma forma ou de outra – todos – estiveram presentes. Quase todos foram lembrados e de certa forma se envolveram como se envolveriam se a Exposição fosse em Paris, Barcelona, Argentina, Espanha ou Portugal. A generosa mão mágica se abriu e um grande painel saltou, nele estavam palavras escritas por André Breton, espalhando pela sala do Museu, o seu Manifesto. Um trecho. Alguns parágrafos de liberdade e adesão "em perspectiva para a atividade comum da língua selvagem".

● FEVEVEIRO 05

LF | Comecei a ler tua entrevista com o Sergio Lima. Fiquei surpresa!

FM | Como esta entrevista já foi publicada na imprensa, podes comentar o que quiseres.

LF | Ele faz apenas menção dos nomes que, junto com ele, argamassaram o Grupo. Não nos credita absolutamente nada. Enfim… Apenas nomes consagrados pela intelectualidade e mercado da arte são citados – por que correr riscos? Afinal o grupo de 65 era ou não um grupo? Eu me vejo no direito de questionar tudo isto.

FM | Excelente. Olha, esta foi uma das primeiras razões por que resolvi ampliar o livro, pois desde que te conheci que tenho entendido outra coisa daquele momento. Assim como eu tenho sido muito duro, no livro, nas minhas observações sobre o Surrealismo em países como Argentina e México, não quero, justamente no Brasil, passar a ideia de alguma contemporização minha.

LF | Veja bem Floriano, todo o evento é mencionado e não relacionado em sua importância e propósitos – que existiam. Às vezes me cansa ver que todos fazem as mesmas referências e se regozijam com elas…

FM | Leila, esta é a tônica do comportamento de artistas e intelectuais neste país. Tenho me batido contra isto há décadas. Fui inclusive alijado de alguns ambientes por conta de minhas opiniões. Aproveito para dizer que intuo que o Paulo Paranaguá não me respondeu por que não quer mais se envolver com esse parágrafo de sua biografia.

LF | Essas mesmices são repetidas o tempo todo, por todos. Nesse sentido, fica difícil para um artista se identificar com regras e princípios que necessitam de uma enciclopédia para conceituá-los. Não basta uma adesão por identificação. É preciso a adesão e todas as referências. Um entourage de cultura sem a qual não se justifica a sua permanência… Ora, essa postura dita regras. Não acredito que tais autores, sempre mencionados, consentissem em participar de conclusões das quais elas sequer sabiam da existência!
Eu também poderia mencionar Blake, Blanchot e Bachelard, além de Barthes até a exaustão. Isto só levando em conta que a inicial de seus nomes é a mesma. Porém, se para sustentarmos nossas ideias e trabalhos de arte é preciso justificá-los e fundamentá-los a cada postulado, não me sinto confortável. Porque estaria justificando cada poema ou fotografia criada, o tempo todo. Isso haveria de gerar um ponto crítico. Uma ansiedade desnecessária. Uma insegurança que só seria superada quando arquitetada sobre uma base quadrangular. Isso é uma pièce de resistance. E o faço expresso com toda a liberdade que eu me concedo. Quanto ao Paulo, acredito que esteja mais interessado em um aspecto mais abrangente da Arte Moderna. Sei que escreve um livro sobre o assunto. Mas sua participação na 1a Exposição do Surrealismo no Brasil foi essencial!

FM | Uma das coisas de que mais estou gostando, além da luz imensa que está vindo à tona, é o tom de tuas palavras, que não se perde nos excessos emocionais e nem nas afetações intelectuais. Sob este aspecto, este tem sido o tom maior do livro, tanto nas minhas próprias abordagens, quanto nos diálogos, porque o livro tem um capítulo na forma de enquete e outro na forma de entrevistas, além de um terceiro que são depoimentos que surrealistas vivos me deram sobre surrealistas mortos.

LF | Eu não tenho a intenção de criticar o Sergio Lima. Por razões pessoais e históricas. Acredito em seu imenso valor intelectual, conhecimento e contribuição para a cultura. Ele dedicou sua vida para se colocar sob essa ótica. Nem todos tiveram ou têm o privilégio de ter acesso tão precocemente como ele a tanto conhecimento. Jamais tiraria seu mérito… Embora o questione, quando procuro apenas o poeta e o artista que é. Ele poderia, também, se bastar por sua obra. Há correntes que não dissociam o artista da obra. Todos nós temos, vez ou outra, essas recaídas. Contudo elas são a própria essência do ser artista.

FM | O surrealismo, ao evocar um acasalamento entre vida e obra, é também uma fonte de evocação de vida. É isto, portanto, o que se espera do surrealismo, e, por consequência, de um surrealista. Por isto que uma das maiores contradições do surrealismo é o momento em que Breton expulsa Artaud.

LF | Que absurdo! Que ataque extremo do ego. Que dor sem fim para ambos. Uma lástima para quem apregoava a liberdade… Não uma liberdade convencional, mas repleta de seus significados. Seus pares e sinônimos!

FM | Para mim são os dois casos gritantes do surrealismo (mas lamentavelmente não os dois únicos): a expulsão de Artaud e o ingresso no Partido Comunista.

● FEVEVEIRO 09

FM | É curioso confrontar as exposições internacionais do surrealismo que foram organizadas por representantes do movimento com aquelas que são registros históricos do mesmo, em geral curadas por galeristas ou estudiosos. O ponto de dissidência não surpreende e se encontra na casa de uma dissociação esperada de visão sobre o tema. De um lado a previsão de um tempo que se converterá em história; de outro uma reflexão sobre o fato ocorrido. O primeiro insight é o da paixão vibrante, sendo o outro o da aclimatação crítica ao ambiente registrado. Assim como é distinta a natureza de sua montagem, deve igualmente ser distinta a leitura crítica que se faça a respeito. A primeira exposição internacional do Surrealismo se deu em 1938, em Paris, uma afirmação conjunta de uma entranhável multiplicidade de pensamento e ação, o que sempre caracterizou o movimento. Como a ideia central era a máxima exploração do inconsciente, ao reunir inúmeras inquietudes do espírito de cada um de seus participantes tal exposição caracterizou-se, antes de tudo, pela surpreendente vertigem que a arte poderia aclimatar em seu ambiente estético, com o detalhe de que tal vertigem deveria vir de mãos dadas com a própria existência de seus criadores. Aquela fatia do público que não se sentiu, como era plenamente previsível, ultrajada pelo que ali se expunha, deixou-se fisgar por essa intensidade de uma descoberta de novos mundos, dentro e fora de si. Este é o momento em que o Surrealismo se mostra em sua mais plena zona de germinação. O outro momento diz respeito a uma busca de afinidade ou compreensão do que a memória acumulou como sendo a expressão de um vetor do tempo. A distinção radica basicamente entre buscar uma cumplicidade e uma aceitação. O cuidado que se possa fazer em relação a ambas as prescrições é marcado pelo discernimento de que a história jamais pensa em si mesma no instante em que ocorre. Consequentemente não se pode recriminar o fato em si, mas sim a sua incorporação a um presente contínuo. Esta é uma delicada película, porque o fato em si pode ser de extrema violência, mesmo que provando, no decorrer de uma cristalização como parte da história, sua condição indispensável, inadiável. Pensemos na decisão de uma mãe abortar ou na aparentemente intempestiva decisão de um tratado de guerra entre nações, nem sempre o que consideramos história se afirma de modo negativo por tais determinações. Ao ato em si, qualquer que seja ele, não cabe um julgamento de valor? A história estaria montada então a partir da leitura dos interesses de quem a guarda. Uma vez firmada pelo homem, também a história é o registro do fato em si e sua circunstância. O que isto tem a ver com o Surrealismo? A dissensão registrada entre exposições internacionais realizadas segundo a ótica dos dois tipos de curadoria aqui referidos, de que forma são, cada uma à luz de suas pretensões, a luz real, ao longo de quase um século, de um movimento tão expansivo e contraditório como o Surrealismo? Também no continente americano proliferaram os dois modelos de exposição, recriações de um ambiente fervilhante e incessante da aclimatação entre sonho e vigília, ao lado de homenagens ao passado, reconhecimento de um dos mais expressivos marcos das artes em toda a história da humanidade. Desde a exposição realizada no México em 1940 até um registro mais recente, na Costa Rica, em 2016.

LF | Este texto traz um novo olhar para a história do Surrealismo. É absolutamente real e mostra o quanto o movimento é contraditório. Quando você menciona o vetor memória, me mostra um clima próximo do Quarteto de Alexandria, onde o cubo tem mais facetas que podem facilmente ampliar seus polígonos numa geometria com óticas que perdem sua linha mestra. Embora os fios condutores sejam os mesmos. Se esse é ou não um processo violento, não sei. Contudo é um processo de sucessivas rupturas e retomadas. Talvez o Surrealismo seja o único movimento na história da arte no qual isso seja possível. Mesmo que contraditório.



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Leila Ferraz (Brasil, 1944). Poeta, artista plástica, ensaísta. Contato: leilaferraz2006@gmail.com. Página ilustrada com obras de Leila Ferraz (Brasil), artista convidada desta edição de ARC.

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Agulha Revista de Cultura
Fase II | Número 19 | Agosto de 2016
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